Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ÁGUA DOCE SC – VINÍCOLA VILLAGIO GRANDO

Já não deveria mais me admirar com as maravilhas que encontro neste Estado. Ainda assim elas surgem e continuam me encantando. A surpresa, do post de hoje, está na grandiosidade e no nível de requinte das nossas vínícolas que até pouco tempo só existia na Europa.

Água Doce é um município localizado na região meio-oeste de Santa Catarina, com cerca de 7.000 habitantes. Nos últimos anos, a vitivinicultura tem se destacado como um setor promissor. A região possui características únicas de clima e solo situadas a mais de 1.300 metros de altitude, o que permite o cultivo de uvas de qualidade para a produção de vinhos finos.

Entre as vinícolas da região, a Villagio Grando – @vinicolavillagiogrando – tem se destacado na produção de vinhos premiados nacional e internacionalmente. Uma história que começou nos anos 90 com o fundador Maurício Carlos Grando. Os vinhos ali produzidos refletem as características da terra local e são apreciados por enólogos e amantes da bebida em todo o mundo.

Essa história é contada detalhadamente por Liliana Silva de Quadros – @liliiana_silva – guia de visitação: “A família Grando trabalhava com exportação de madeira e muitos dos contatos profissionais tornaram-se amizades”. Em uma das viagens para a França, o “Sr Maurício”, como ela o chama, “fez alguns convites para que amigos o visitassem no Brasil”. Essas pessoas aceitaram e quando aqui chegaram foi organizado um passeio para tomar vinho e fazer uma caçada.

Enquanto relata, Liliana demonstra admiração pela história que conta. Pensando nessa caçada, Maurício Grando pediu autorização, para o então dono das terras onde hoje é a vinícola, para que pudessem usar sua propriedade para aquele fim. Nesse passeio os franceses, produtores de armanhaque (1), conhecedores de terroir para o cultivo da uva, comentaram com o anfitrião sobre a qualidade da terra.

Na primeira oportunidade, de acordo com o relato, o visionário da Grando “não hesitou em comprar aquelas terras e buscou se juntar à especialistas como foi o enólogo Jean Pierre Rosier” conta Liliana. O francês Jean Pierre, formado na Universidade de Enologia de Bordeaux, participou ativamente deste início e hoje é um grande amigo da família.

Rosier confirmou a Maurício sobre a qualidade da terra, do clima e das condições. O enólogo trouxe as primeiras mudas da França, que foram plantadas em dezembro de 1998. Assim começou um laboratório de pesquisa para a adaptação de castas, que hoje soma mais de 100 variedades de vitis viniferas.

Atualmente Lara Cristine Mallon – @laramallon – é a enóloga responsável na Vínícola. Ela conta com a consultoria do enólogo português Antonio Saramago. “Com mais de cinquenta anos em enologia, eleito como um dos três melhores enólogos do mundo, o Sr Antonio, uma vez ao ano, vem até nós para prestar essa consultoria” completa Lilliana.

A vinícola possui um vinhedo de 45 hectares e produz uma variedade de vinhos, incluindo tintos, brancos, espumantes, licorosos e brandy. A produção total pode chegar a 260.000 garrafas por ano. A vinícola se orgulha de produzir vinhos de qualidade igual às regiões vinícolas mais consagradas do mundo.

Durante a visita na Vinícola Villagio Grando foi possível sentir a boa acolhida, hospitalidade e o serviço de excelência que fez toda a diferença. As pessoas se sentiram bem-vindas e apreciaram tudo que a vinícola tem a oferecer.

Além disso, a estrutura moderna e elegante da parte física contribui para que a experiência fosse ainda mais agradável e única. Com certeza é um local que vale a pena ser visitado por quem aprecia vinhos de qualidade e deseja conhecer mais sobre a cultura vinícola da região ou fazer turismo.

 

Nota: (1) Armanhaque é uma aguardente vínica de alta qualidade, semelhante ao conhaque produzido exclusivamente na região de Armagnac, no sudoeste da França. O armanhaque é destilado a partir de vinhos que possuem características próprias para o envelhecimento. O resultado é uma bebida elegante e sofisticada, que é apreciada por conhecedores de todo o mundo.

 

Acesse Instagram @raquelsuperlinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA MAIS

Posts relacionados

O Valor de Aprender, Mesmo Sem Saber Para Quê.

O Valor de Aprender, Mesmo Sem Saber Para Quê.

Vivemos em uma época onde tudo precisa ter uma finalidade imediata. Um curso precisa levar a uma promoção. Um investimento precisa gerar retorno. Um projeto precisa dar resultados visíveis, de

ASSISTI AO FILME BOA SORTE, LEO GRANDE

ASSISTI AO FILME BOA SORTE, LEO GRANDE

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Foto de divulgação do filme Boa Sorte, Leo Grande. Os personagens Leo, à esquerda, e Nancy, à direita, estão sentados no chão,

O ENVELHECIMENTO DA VOZ E A BUSCA POR UMA FONOAUDIÓLOGA

O ENVELHECIMENTO DA VOZ E A BUSCA POR UMA FONOAUDIÓLOGA

Descrição da foto para acessibilidade de deficiente visual: Danny Rios do lado esquerdo, sorrindo, cabelos longos e escuros, roupa preta. Eu, do lado direito, sorrindo, blusa branca, cabelos com luzes

O SuperLinda pelo mundo – CACONDE – SP

O SuperLinda pelo mundo – CACONDE – SP

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card de fundo bege com duas fotos com visão panorâmica para a serra, a represa Caconde e os campos verdes.De costas, @anapaulabarrocalfisiocoach

O SuperLinda em Londres

O SuperLinda em Londres

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card de fundo bege com quatro fotos em frente aos pontos turísticos de Londres, pela ordem da direita para esquerda, em cima

A responsabilidade de fazer 70 anos.

A responsabilidade de fazer 70 anos.

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card com três fotos minhas com um bolo de aniversário e uma vela vermelha, blusa de cor branca. Predomina fundo branco, nome

Assine nossa newslatter

Seja avisado quando sair conteúdo novo