Legenda da foto para acessibilidade de deficientes visuais – Card de fundo vermelho, com estrelas amarelas e bola de natal verde escrito o nome do post. Ao centro duas fotas: do lado esquerdo eu usando orelhas de rena vermelha, ao lado de uma árvore de natal e de dois quebra-nozes. À direita dois quebra-nozes um de roupa verde e o outro de roupa prateada. Ao fundo uma peça cerâmica com papai noel em um trenó.
A relação do quebra-nozes com o Natal está associada ao conto “O Rei Quebra-Nozes e o Pobre Reinhold”, de autoria de Heinrich Hoffmann, escrito em 1851. Esse conto narra a história de um menino enfermo que, em seus sonhos, é levado por um quebra-nozes a um mundo repleto de brinquedos. Ao acordar pela manhã, a criança encontra os brinquedos de seus sonhos ao lado do pinheiro de Natal e recupera a saúde.
Historicamente, os quebra-nozes são utensílios usados para abrir as cascas de amêndoas, originários da região de Erzgebirge, na Alemanha. O objeto tornou-se um dos principais enfeites de Natal quando, na segunda metade do século XIX, Wilhelm Friedrich Füchtner o associou à produção baseada na ilustração do conto de Hoffmann.
O famoso conto remonta a dois séculos desde que a obra original foi apresentada. As muitas versões em formato de filmes, balés, teatros e musicais abriram espaço para adaptações de acordo com a imaginação de cada produção.
Apesar das várias alterações em sua história, o fato é que, no Natal, o soldadinho de madeira tem um lugar de destaque especial na decoração.
Arte Leticia Rieper