Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

DINAMARCA – DE COPENHAGEN A ÅARHUS

Na continuidade da viagem pela Escandinávia, o itinerário, da terceira etapa, era Copenhague rumo a Åarhus (pronuncia-se órrus). Fazer os trajetos por via terrestre, possibilita conhecer cidades, povoados, característica da natureza. Uma sequencia de belas surpresas que se desdobravam a cada quilometro, as travessias de ferry boat, os rios que margeiam as estradas, se desenrolavam a frente em puro encantamento.

Nessas terras longínquas de um mundo desconhecido para nós – exceto pelo que abservamos nas séries de televisão –, encontramos um cenário de história, riqueza, bem-estar, gastronomia, céu límpido e sol para realçar a beleza da natureza. E assim, a primeira parada foi em Roskilde, seguido por Odense e, por fim, Åarhus.

Em Roskilde, situada na ilha de Zelândia, que já foi capital dinamarquesa entre os anos 1.200 e 1.300, uma visita merecida à Catedral gótica de 1275, patrimônio da UNESCO, que abriga 39 sepulturas de monarcas dinamarqueses. Um ponto turístico de visitação, palco de inúmeros concertos musicais, surpreendemo-nos, mesmo alertados, com a maquete do mausoléu que está em construção para a rainha da Dinamarca.

Inegavelmente é o local mais visitado na Catedral, lembrando que a rainha ainda vive, motivo que gera mais curiosidade. O modelo, cujo design oscila entre o traçado de um túmulo egípcio e o de uma princesa da Disney, mede três metros de altura e pesa sete toneladas, sendo construído em vidro. Vale ressaltar o quão bem-vista e querida é a rainha Margarida II, que além de escrever livros para crianças, aprecia pintura, arte, desenhou e doou trajes litúrgicos para a Igreja e possui uma admirável coleção de coroas.

Na sequencia fomos para Odense, a terceira maior cidade dinamarquesa, com aproximadamente 200.000 habitantes, cidade de nascimento do famoso escritor dinamarquês de contos de fadas, Hans Christian Andersen. O tempo livre e o almoço nesta cidade foram suficientes para declararmos Odense como encantadora. Era um sábado, e a cidade parecia empenhada em provar que os dinamarqueses são alegres e festeiros.

Mesmo sem compreender o idioma e falando um inglês truncado, percebemos que Odense estava em um dia especial de celebração da cerveja. A praça central estava festiva com brindes no estilo viking “skoll”e comida típica da região. O nome Odense deriva das palavras Odin (o Deus da mitologia nórdica) e wæ (nós), significando “povoação de Odin”.

E, por fim, Åarhus, fundada pelos Vikings no século VIII. Ao longo da Idade Média, cresceu em importância tornando-se um centro comercial vital, graças à sua localização estratégica próxima ao Mar do Norte. O Den Gamle By é o museu ao ar livre da cidade velha, repleto de casas de enxaimel centenárias. O Museu Viking, subterrâneo, expõe a história antiga da região, e a Catedral de Åarhus exibe afrescos restaurados dos séculos XIV a XVI. Mantendo hoje o status de cidade comercial e portuária importante na conexão com outras cidades europeias.

É um centro universitário de renome internacional, conhecido por sua cena cultural vibrante, composta por museus, galerias de arte, teatros e festivais ao longo do ano. Educação, tecnologia, pesquisa – Aarhus é reconhecida por sua alta qualidade de vida, proporcionando um equilíbrio harmonioso entre a vida urbana e a natureza. Suas praias, áreas verdes e o porto são destinos populares tanto para os locais quanto para os visitantes.

Em resumo, Aarhus é uma cidade dinamarquesa que se desenhou através de uma rica história, evoluindo de um assentamento viking para um centro cultural, educacional e econômico de destaque. Ela se mostra festiva, alegre, e me arrisco a nominá-la como a mais vibrante das cidades visitadas.

 

Link do Vídeo no Youtubechttps://youtu.be/Sp-9J2OttqU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA MAIS

Posts relacionados

O Valor de Aprender, Mesmo Sem Saber Para Quê.

O Valor de Aprender, Mesmo Sem Saber Para Quê.

Vivemos em uma época onde tudo precisa ter uma finalidade imediata. Um curso precisa levar a uma promoção. Um investimento precisa gerar retorno. Um projeto precisa dar resultados visíveis, de

ASSISTI AO FILME BOA SORTE, LEO GRANDE

ASSISTI AO FILME BOA SORTE, LEO GRANDE

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Foto de divulgação do filme Boa Sorte, Leo Grande. Os personagens Leo, à esquerda, e Nancy, à direita, estão sentados no chão,

O ENVELHECIMENTO DA VOZ E A BUSCA POR UMA FONOAUDIÓLOGA

O ENVELHECIMENTO DA VOZ E A BUSCA POR UMA FONOAUDIÓLOGA

Descrição da foto para acessibilidade de deficiente visual: Danny Rios do lado esquerdo, sorrindo, cabelos longos e escuros, roupa preta. Eu, do lado direito, sorrindo, blusa branca, cabelos com luzes

O SuperLinda pelo mundo – CACONDE – SP

O SuperLinda pelo mundo – CACONDE – SP

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card de fundo bege com duas fotos com visão panorâmica para a serra, a represa Caconde e os campos verdes.De costas, @anapaulabarrocalfisiocoach

O SuperLinda em Londres

O SuperLinda em Londres

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card de fundo bege com quatro fotos em frente aos pontos turísticos de Londres, pela ordem da direita para esquerda, em cima

A responsabilidade de fazer 70 anos.

A responsabilidade de fazer 70 anos.

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card com três fotos minhas com um bolo de aniversário e uma vela vermelha, blusa de cor branca. Predomina fundo branco, nome

Assine nossa newslatter

Seja avisado quando sair conteúdo novo