Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O CAFÉ TURCO – Patrimônio Imaterial da Humanidade

Mais que uma simples bebida, na Turquia, o café é uma tradição histórica enraizada no cotidiano do povo turco. Tal é sua importância que ostenta o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade concedido pela UNESCO, um reconhecimento de sua relevância cultural.

A denominação “café turco” é uma referência ao método de preparo desenvolvido pelos turcos, um ritual antiquíssimo que contrasta com as técnicas convencionais. Ao invés do método de filtragem tradicional, na Turquia, a água é fervida diretamente com o pó, resultando em um sabor único.

O resultado final é um café encorpado, porém leve, de consistência espessa, de sabor forte e ao mesmo tempo suave. Para realizar esse procedimento, é usado uma cafeteira turca de nome cezve, com um longo cabo de madeira, confeccionado em latão ou cobre.

Então inicia-se o processo: o pó, de moagem fina, é colocado na cafeteira, onde se mistura à água e é aquecido em fogo brando até começar a espumar e alcançar o ponto de fervura. Retirado do fogo, aguarda-se a decantação do líquido antes de repetir a operação. À medida que o café espuma, uma porção da efervescência é despejada na xícara pois quanto mais espumoso melhor.

 

Na Cafeteria Pierre Loti o café ainda é feito da forma tradicional.

A cafeteria Pierre Loti, localizada no bairro de Eyüp, é um lugar especial e imperdível a ser visitado em Istambul. Situada no topo de uma famosa colina, oferece uma vista encantadora para o Corno de Ouro, um local emblemático que divide Istambul entre o lado europeu e asiático. Lá, os visitantes podem desfrutar de um autêntico café turco preparado da forma mais tradicional, sobre o carvão.

Além da experiência sensorial, a Cafeteria Pierre Loti proporciona aos seus frequentadores a atmosfera que inspirou o famoso escritor e aventureiro francês Pierre Loti em seus devaneios criativos. Foi lá que Loti escreveu seu mais famoso livro, Ayizade, considerado semi-autobiográfico. Nele o autor narra seu romance com uma mulher chamada Aziyadé. A prova desse amor seria o anel de ouro com seu nome que ele usou por toda a vida.

Explorar o universo do Café Turco é mergulhar na rica história, tradição e integração à rotina diária do povo turco. Servido pelo cezve, de estética e função própria, o café turco é feito sobre a brasa o que remete a uma época passada, proporcionando uma imersão cultural.

Além de ser uma tradição social, o Café Turco é um incentivador da socialização, reunindo pessoas de todas as esferas da sociedade em torno de uma xícara, proporcionando momentos de boa conversa.

 

A borra do café usada para a leitura do futuro.

Outra prática comum na Turquia é a leitura da borra de café. Após a degustação, a xícara é invertida, virada para baixo sobre o pires e um desejo é formulado. Aguarda-se até que esfrie e as formas que se desenham, naturalmente, da borra são interpretadas e um ritual de adivinhação é realizado, fazendo profecias sobre o futuro. Nos cafés de rua é comum encontrar adeptos desta prática explorando as mensagens ocultas nas borras.

Outra tradição que envolve o Café Turco refere-se ao casamento, quando a noiva deve preparar e servir o café aos pais do noivo como símbolo de respeito e aceitação. Sua importância é tão grande que uma lei, em época remota, foi estabelecida garantindo às mulheres o direito ao divórcio caso seus maridos negligenciassem em fornecer-lhes sua cota diária de café.

A história do Café Turco remonta ao século XVI, quando os primeiros grãos foram introduzidos em Constantinopla, atual Istambul. Desde então, esta bebida, preparada e apresentada de acordo com os mesmos métodos ancestrais, tornou-se uma parte indissociável da cultura turca.

A Turquia é uma nação fascinante, onde tradições seculares coexistem com uma calorosa hospitalidade, convidando os visitantes a explorar suas riquezas culturais e históricas.

Link do vídeo do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=8nplM3fCotM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA MAIS

Posts relacionados

A responsabilidade de fazer 70 anos.

A responsabilidade de fazer 70 anos.

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card com três fotos minhas com um bolo de aniversário e uma vela vermelha, blusa de cor branca. Predomina fundo branco, nome

Café Leopoldo: o primeiro café especial de Santa Catarina

Café Leopoldo: o primeiro café especial de Santa Catarina

Descrição da imagem para acessibilidade de deficientes visuais: Card com quatro fotos. Em cima da esquerda para a direita mesa e a preparação do café, à direita o logo printado

O SuperLinda pelo Mundo – Ilha de Chios-Grécia

O SuperLinda pelo Mundo – Ilha de Chios-Grécia

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card de fundo branco com o nome do post na parte superior. Ao centro, duas fotos: à esquerda, Heloisa, vestindo uma camiseta

O SuperLinda em Pamukkale – Turquia

O SuperLinda em Pamukkale – Turquia

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card com dua fotos: em cima Heloisa e Lucienne com camiseta preta com o nome do blog SuperLinda escrito em cor laranjada

O SuperLinda em Dourados – MS

O SuperLinda em Dourados – MS

Legenda para acessibilidade de deficientes visuais: Foto da Praça "Mão do Brás". Monumento em homenagem ao colono, uma escultura em concreto representada por braços e mãos como se estivessem saindo

O SuperLinda pelo Mundo afora – NAVIRAÍ (MS)

O SuperLinda pelo Mundo afora – NAVIRAÍ (MS)

Legenda da foto para acessibilidade do deficiente visual. Foto da praça A Parada das Araras com três araras vermelhas, de madeira, sobre um tronco, o nome da cidade de Naviraí

Assine nossa newslatter

Seja avisado quando sair conteúdo novo