Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O CAFÉ TURCO – Patrimônio Imaterial da Humanidade

Mais que uma simples bebida, na Turquia, o café é uma tradição histórica enraizada no cotidiano do povo turco. Tal é sua importância que ostenta o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade concedido pela UNESCO, um reconhecimento de sua relevância cultural.

A denominação “café turco” é uma referência ao método de preparo desenvolvido pelos turcos, um ritual antiquíssimo que contrasta com as técnicas convencionais. Ao invés do método de filtragem tradicional, na Turquia, a água é fervida diretamente com o pó, resultando em um sabor único.

O resultado final é um café encorpado, porém leve, de consistência espessa, de sabor forte e ao mesmo tempo suave. Para realizar esse procedimento, é usado uma cafeteira turca de nome cezve, com um longo cabo de madeira, confeccionado em latão ou cobre.

Então inicia-se o processo: o pó, de moagem fina, é colocado na cafeteira, onde se mistura à água e é aquecido em fogo brando até começar a espumar e alcançar o ponto de fervura. Retirado do fogo, aguarda-se a decantação do líquido antes de repetir a operação. À medida que o café espuma, uma porção da efervescência é despejada na xícara pois quanto mais espumoso melhor.

 

Na Cafeteria Pierre Loti o café ainda é feito da forma tradicional.

A cafeteria Pierre Loti, localizada no bairro de Eyüp, é um lugar especial e imperdível a ser visitado em Istambul. Situada no topo de uma famosa colina, oferece uma vista encantadora para o Corno de Ouro, um local emblemático que divide Istambul entre o lado europeu e asiático. Lá, os visitantes podem desfrutar de um autêntico café turco preparado da forma mais tradicional, sobre o carvão.

Além da experiência sensorial, a Cafeteria Pierre Loti proporciona aos seus frequentadores a atmosfera que inspirou o famoso escritor e aventureiro francês Pierre Loti em seus devaneios criativos. Foi lá que Loti escreveu seu mais famoso livro, Ayizade, considerado semi-autobiográfico. Nele o autor narra seu romance com uma mulher chamada Aziyadé. A prova desse amor seria o anel de ouro com seu nome que ele usou por toda a vida.

Explorar o universo do Café Turco é mergulhar na rica história, tradição e integração à rotina diária do povo turco. Servido pelo cezve, de estética e função própria, o café turco é feito sobre a brasa o que remete a uma época passada, proporcionando uma imersão cultural.

Além de ser uma tradição social, o Café Turco é um incentivador da socialização, reunindo pessoas de todas as esferas da sociedade em torno de uma xícara, proporcionando momentos de boa conversa.

 

A borra do café usada para a leitura do futuro.

Outra prática comum na Turquia é a leitura da borra de café. Após a degustação, a xícara é invertida, virada para baixo sobre o pires e um desejo é formulado. Aguarda-se até que esfrie e as formas que se desenham, naturalmente, da borra são interpretadas e um ritual de adivinhação é realizado, fazendo profecias sobre o futuro. Nos cafés de rua é comum encontrar adeptos desta prática explorando as mensagens ocultas nas borras.

Outra tradição que envolve o Café Turco refere-se ao casamento, quando a noiva deve preparar e servir o café aos pais do noivo como símbolo de respeito e aceitação. Sua importância é tão grande que uma lei, em época remota, foi estabelecida garantindo às mulheres o direito ao divórcio caso seus maridos negligenciassem em fornecer-lhes sua cota diária de café.

A história do Café Turco remonta ao século XVI, quando os primeiros grãos foram introduzidos em Constantinopla, atual Istambul. Desde então, esta bebida, preparada e apresentada de acordo com os mesmos métodos ancestrais, tornou-se uma parte indissociável da cultura turca.

A Turquia é uma nação fascinante, onde tradições seculares coexistem com uma calorosa hospitalidade, convidando os visitantes a explorar suas riquezas culturais e históricas.

Link do vídeo do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=8nplM3fCotM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA MAIS

Posts relacionados

O Valor de Aprender, Mesmo Sem Saber Para Quê.

O Valor de Aprender, Mesmo Sem Saber Para Quê.

Vivemos em uma época onde tudo precisa ter uma finalidade imediata. Um curso precisa levar a uma promoção. Um investimento precisa gerar retorno. Um projeto precisa dar resultados visíveis, de

ASSISTI AO FILME BOA SORTE, LEO GRANDE

ASSISTI AO FILME BOA SORTE, LEO GRANDE

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Foto de divulgação do filme Boa Sorte, Leo Grande. Os personagens Leo, à esquerda, e Nancy, à direita, estão sentados no chão,

O ENVELHECIMENTO DA VOZ E A BUSCA POR UMA FONOAUDIÓLOGA

O ENVELHECIMENTO DA VOZ E A BUSCA POR UMA FONOAUDIÓLOGA

Descrição da foto para acessibilidade de deficiente visual: Danny Rios do lado esquerdo, sorrindo, cabelos longos e escuros, roupa preta. Eu, do lado direito, sorrindo, blusa branca, cabelos com luzes

O SuperLinda pelo mundo – CACONDE – SP

O SuperLinda pelo mundo – CACONDE – SP

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card de fundo bege com duas fotos com visão panorâmica para a serra, a represa Caconde e os campos verdes.De costas, @anapaulabarrocalfisiocoach

O SuperLinda em Londres

O SuperLinda em Londres

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card de fundo bege com quatro fotos em frente aos pontos turísticos de Londres, pela ordem da direita para esquerda, em cima

A responsabilidade de fazer 70 anos.

A responsabilidade de fazer 70 anos.

Descrição da foto para acessibilidade de deficientes visuais: Card com três fotos minhas com um bolo de aniversário e uma vela vermelha, blusa de cor branca. Predomina fundo branco, nome

Assine nossa newslatter

Seja avisado quando sair conteúdo novo