Descrição da foto para acessibilidade de deficiente visual: Danny Rios do lado esquerdo, sorrindo, cabelos longos e escuros, roupa preta. Eu, do lado direito, sorrindo, blusa branca, cabelos com luzes douradas, comprimento médio, colar e brincos dourados.
A princípio o que me fez procurar uma fonoaudióloga foi a vaidade. Meu objetivo era ouvir minha voz nos áudios e vídeos e gostar do som que escutava. Queria sentir uma voz limpa, palavras bem pronunciadas e fugir ao máximo da tal “voz de velhinha”. Ser 70+ exige também cuidados especiais +.
Foi assim que encontrei Danny Rios, fonoaudióloga especialista em voz e performance, que trouxe informações sobre o envelhecimento vocal, frequentemente ignoradas por nós, leigos, que pouco sabemos sobre a importância da fonoaudiologia. Ela explica que “saúde vocal se refere a uma voz clara, importante para a comunicação. Com o envelhecimento, a voz sofre mudanças naturais; ela fica mais trêmula e mais fraca”.
Antes de conversarmos o que aprendi desse assunto, vamos entender um pouco sobre a área de atuação desse profissional. A fonoaudiologia é uma especialidade médica responsável pelos cuidados com a fala e a audição, e sua contribuição é essencial na terceira idade. Embora, na maioria das vezes, esse profissional seja procurado por pacientes com alguma patologia, a especialidade é capaz de prevenir distúrbios da fala no processo natural do envelhecimento.
O tratamento oferecido por esse profissional é essencial para garantir o bem-estar na terceira idade. Segundo a fonoaudióloga, “por meio de exercícios, é possível fazer uma adaptação mais suave às alterações trazidas nessa fase da vida. É necessário beber muito líquido, evitando o ressecamento das pregas vocais”. Mudanças de comportamento podem trazer resultados para os idosos muito antes dos problemas surgirem.
O envelhecimento da voz ou a presbifonia, motivo da minha busca por esse especialista, é um distúrbio que causa alterações vocais, podendo levar a problemas na fala e dificultar a expressão oral dos idosos. O fortalecimento das cordas vocais são essenciais para evitar que a qualidade da voz seja prejudicada.
As dificuldades decorrentes do enfraquecimento dos músculos da região oral podem causar problemas para engolir alimentos, ingerir bebidas, medicamentos e até mesmo a saliva. A motricidade oral está ligada aos músculos da boca e da face; portanto, qualquer problema nessa região afeta diretamente a fala, a mastigação, a deglutição e, consequentemente, os engasgos.
Ao longo dos anos, é comum que os músculos da laringe percam elasticidade, um efeito que se reflete diretamente na fala. Neste sentido, a fonoaudiologia atua para promover uma estabilidade vocal, a partir do fortalecimento da laringe na articulação da fala. “Os exercícios de voz são essenciais para promover melhorias não apenas no som, mas também na mastigação, o que repercute na digestão, na respiração, na apneia e no ronco”, alerta Danny Rios.
Respostas de 6
Muito interessante . Essa é uma moda que vale a pena seguir ❤️❤️❤️
Obrigada, Helinho. E vamos continuar inventando moda.
Muito interessante e preocupante também! Valeu a dica, obrigada!
Oi, Lu. Você já faz algo muito importante que é cantar.
Esclarecedor, muito interessante esse procedimento cuidando das cordas vocais. Parabéns pela matéria.
Oi, Maria Inês. 70+ cuidados especiais +. Não é?