Descrição das fotos #PraCegoLer: card de fundo bege com quatro fotos da esquerda para direita, na parte superior o escultor Werner Thaler, portal com Jesus na cruz, em madeira, do esculpida por Godofredo Thaler; embaixo caveira em madeira esculpida por Vinícius Thaler e imagem de São Francisco esculpida por Werner Thaler. Nome do post e do blog em cor preta na parte baixa.
Uma cidade feita por escultores.
Treze Tílias, cidade localizada no meio-oeste de Santa Catarina, é conhecida por sua rica cultura em artesanato, gastronomia e festas típicas, mas principalmente pela arte sacra esculpida em madeira. A cidade é famosa por contar com artesãos habilidosos que produzem verdadeiras obras de arte.
Conforme sabemos a arte sacra em madeira é uma tradição que se estende por séculos e que tem suas raízes na Europa, mais especificamente na região do Tirol, de onde vieram os imigrantes que fundaram a cidade de Treze Tílias. A religiosidade sempre foi uma das características marcantes dos imigrantes austríacos e, por isso, a produção desta atividade tornou-se uma das mais importantes da cidade.
Dessa forma, somada a influência cultural com a abundância de madeira da região os escultores de Treze Tílias encontraram o ambiente próprio para desenvolver este trabalho. Na prática, em tempos remotos, o aprendizado já era herança adquirida e passada de pai para filho. Assim, o escultor Werner Thaler – @wernerthaler_escultor – da mesma forma que recebeu ensinamentos dos avós repassou ao filho Vinícius Thaler @viniciusthaler.
Werner, fez especialização na Europa e explica que “na sua família, desde a geração anterior ao seu bisavó, embora não fossem escultores, já faziam presépios em madeira, uma tradição da região da Áustria onde moravam”. O trabalho é minucioso. As peças são esculpidas com cuidado e precisão, levando em conta os detalhes da figura representada, as expressões faciais e as vestimentas com riqueza de detalhes e acabamentos.
A arte em madeira de Treze Tílias é uma expressão viva da cultura local, que valoriza a tradição e a criatividade. Os escultores são verdadeiros artistas, que mantêm viva a arte ancestral e contribuem para a preservação da identidade cultural da cidade. Para quem visita Treze Tílias essas obras são uma atração imperdível que revelam a habilidade e a paixão dos artistas locais pela sua arte.
A técnica utilizada pelos escultores de madeira é bastante elaborada, exigindo habilidade e paciência. O processo começa com a escolha da madeira, depois ela é moldada e esculpida com o auxílio de ferramentas específicas. A medida que que o trabalho se desenvolve a imagem surge como se estivesse saindo naturalmente de dentro da madeira bruta.
Outra grande atração é conhecer a pintura Bauernmalerei, uma técnica popular que se originou nas áreas rurais da Alemanha e Áustria, no século XVIII. O atelier Pattis expõe trabalhos da artista Luciana Pattis. Essa forma de arte é conhecida por suas cores vivas, motivos florais e de frutas e seu estilo rústico e simples. Geralmente é pintada em objetos utilitários, como móveis, utensílios de cozinha e caixas de madeira. A Bauernmalerei é valorizada por sua beleza e autenticidade, e é uma forma de arte popular ainda hoje.
Se você precisa de mais motivos para visitar a cidade, que tal isso: Treze Tílias é famosa, também pela produção de cervejas artesanais. A Cervejaria Bierbaum é uma das mais antigas da cidade, fundada em 2010, e produz cervejas com ingredientes selecionados e receitas exclusivas. Tem ainda a Cervejaria Pubi Bier, a Cervejaria Trezetiliense, a LindenBier. Todas elas têm em comum a paixão pela produção artesanal de cervejas de qualidade, valorizando ingredientes locais e técnicas tradicionais de produção.
Tanto quanto a cerveja, Treze Tílias desponta como produtora de vinho. A Vinícola Kranz, localizada no centro da cidade, foi fundada em 2007, é uma empresa pioneira na produção de vinhos, espumantes e sucos 100% naturais. Os vinhos da Vinícola Kranz são produzidos com uvas selecionadas, que passam por um rigoroso controle de qualidade antes de serem processadas. O resultado são vinhos finos, com aroma e sabor únicos, que refletem as características da região onde são cultivadas as uvas.
O nome Treze Tílias faz referência às treze árvores de nome tílias (árvore de origem européia) plantadas na praça central da cidade dando-lhe uma atmosfera europeia. Fundada em 1933 pelo ex Ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, a cidade é uma homenagem ao Estado Austríaco de Tirol, de onde vieram seus fundadores. Também é possível perceber essa influência austríaca na arquitetura em cada canto da cidade.
Enfim, Treze Tílias é uma cidade encantadora, que preserva suas tradições ao mesmo tempo em que se abre para o mundo. Uma visita a essa cidade é uma viagem no tempo e uma imersão em uma cultura rica e diversa
Fotos: arquivo particular de Raquel Ramos
Legenda na foto para acesso do deficiente visual #PraCegoVer.