Sempre foi motivo de risos e brincadeiras, e nunca deram importância a este título. Estou a duas semanas de terminar o projeto “Uma Vida em 52 Objetos” e, na ânsia de selecionar os últimos itens, o que eu encontro? A foto em que estou recebendo das mãos da minha mãe o Certificado de Conclusão do Curso de Corte e Costura que fiz em 1971, há 42 anos. Decidi assumir e tornar público mais esse meu título, mas, cá entre nós, ainda bem que o projeto está terminando, porque o nível está caindo… rsrs.
Contra “fotos” não há argumento, certo? Então, se o certificado está na foto, é porque ele existe ou existiu. Fui procurá-lo e não o encontrei em lugar algum. Desesperei-me e pensei: Agora eu quero! Tenho que encontrá-lo.
“Telefone para a escola onde fizeste o curso (Creche Conde Modesto Leal)”, sugeriu minha mãe.Foi o que fiz. Expliquei a situação à secretária da escola, que gentilmente procurou nos arquivos e encontrou o certificado.É impossível descrever o quanto fiquei contente, acreditem. Minha vida de costureira foi muito curta, mas costurei várias peças para mim, incluindo o vestido que estou usando na foto do dia da formatura. A pouca habilidade para trabalhos manuais, especialmente os que exigem uma coordenação motora fina perfeita e muita paciência para os acabamentos, foram determinantes para que eu abandonasse a carreira. Mas, como nada do que aprendemos é desperdiçado, hoje sei como fazer ou explicar à costureira o que quero. Corto e monto as peças que desejo modificar e levo para a costureira, deixando apenas a costura na máquina para ela.
Abaixo está a foto do verso do certificado com os dados da “vida escolar”. Nota 10!
Seu Blog dá acesso ao deficiente visual? https://superlinda.com/seu-blog-da-acesso-para-deficiente-visual/